H&P analisa a situação das procuradorias municipais em novo livro - Todas as notícias

A Herkenhoff & Prates e a Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) lançam, em 22 de novembro de 2017, em Curitiba-PR, o livro “1° Diagnóstico da Advocacia Pública Municipal no Brasil”. O lançamento faz parte da programação do XIV Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais, realizado pela ANPM. A obra é fruto da parceria entre a ANPM e a Herkenhoff & Prates e é assinada pelas consultoras Clarice Mendonça e Nathália Porto e pelo Vice-diretor da ANPM e procurador do município de Niterói-RJ Raphael Serafim.

Desenvolvido a partir de pesquisas com procuradores municipais, o livro apresenta, de forma pioneira no país, dados atualizados e ainda pouco estudados sobre as procuradorias, como a disponibilidade de procuradores concursados, infraestrutura e questões salariais, entre outros. Seu principal diferencial é a contribuição para uma análise confiável e detalhada sobre a situação atual da Advocacia Pública Municipal brasileira.

Para Clarice Mendonça, uma das autoras do livro, o tema da qualidade da gestão pública sempre foi uma prioridade para a Herkenhoff & Prates. “A advocacia pública municipal é área essencial para a garantia da legalidade do executivo municipal, tema importante e atualíssimo. Fazer parte desse projeto pioneiro é uma satisfação para todos nós. Esperamos que o trabalho ajude a gestão municipal brasileira a evoluir em lisura e qualidade”, afirma.

A coautora do livro Nathália Porto acredita que o panorama trazido pelo estudo é importante para a compreensão da realidade no setor, especialmente em se tratando de um país de dimensões continentais onde o acesso à informação é restrito por diversos fatores. “Entendemos que a atuação municipal da gestão pública traz diversas vantagens, como a capilaridade e a possibilidade de adequar recursos e serviços à realidade local. Ao mesmo tempo sabemos que ainda há um longo caminho pela frente, mesmo para atender às condições mais básicas”, aponta Nathália.

O congresso será realizado entre os dias 21 e 24 de novembro. O coquetel de lançamento de livros de Associados, onde o livro será lançado, está marcado para o dia 22, das 16h às 16h30, no Hotel Bourbon.


Para outras informações: XIV Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais - http://cbpm.anpm.com.br