Aprofundamento da nossa capacitação em Plano Emergencial de Barragens - Todas as notícias



Nos últimos dias 25 a 27 de janeiro, Clarice Mendonça e Guilherme Rodrigues, da equipe da HeP participaram do curso Plano Emergencial de Barragens, oferecido pelo Instituto Minere. O foco foram detalhes dos planos conforme Lei 12.334/2010, DNPM Nº 70.389/2017 e Resoluções ANA 91/2012 e ANEEL 696/2015.

Ministrado pela Engenheira Civil e Mestre em Geotecnia Rafaela Baldi, e pelo geólogo Mestre em Geologia e especialista em barragens da ANM (Agência Nacional de Mineração, antigo DNPM) Luiz Paniago Neves, o curso abordou todas as fases da elaboração dos PAEs, incluindo temas como aplicação da legislação, tipos de barragens e métodos de alteamento, fichas de inspeção e detecção de anomalias, tipos de instrumentação e tratamento de dados, análises de estabilidade e percolação, elaboração de Dam Break e mancha de inundação, mecanismos de ruptura, fases e itens de alerta, realização de treinamentos internos e externos, mobilização dos públicos impactados, entre outros.

Para Clarice, a participação nesse tipo de evento é essencial para atualização de conteúdos técnicos que resultam em melhorias nos serviços oferecidos pela empresa. “É importante reconhecer que Belo Horizonte continua sendo um pólo de conhecimento sobre geotecnia e engenharia de minas”, destaca.