Notícias

Filtrar notícias:

Confira vídeo: Cenários relativos à evolução do impacto da pandemia em indicadores educacionais

Juliana Vasconcelos, socióloga e demógrafa, pesquisadora do CEDEPLAR e Joyce Petrus, estatística e mestranda na área da educação, ambas consultoras da Herkenhoff e Prates, apresentaram o debate “Cenários relativos à evolução do impacto da pandemia em indicadores educacionais” durante o IX Seminário Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) que teve como tema “A Pandemia e o alcance das ODS no Brasil: Onde Estamos?”. O vídeo da apresentação está agora disponível online no YouTube. Clique aqui e acesse.

A iniciativa, que teve a Herkenhoff & Prates como parceira, abordou o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e contou com apoio da Fundação Roberto Marinho, Itaú Social, Fundação João Pinheiro e da Eval4Action.  

As consultoras introduziram o tema com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU – “ODS-4: Assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos” e fizeram considerações utilizando dados secundários públicos, para projetar cenários hipotéticos e visualizar como seria o acirramento das desigualdades entre estudantes da rede pública de diferentes níveis socioeconômicos de acordo com as medidas que se tomem para retomada das aulas remotas.  

Em suas considerações finais foram ressaltados que para alcançar a meta dos ODS-4, é fundamental que as diferentes estratégias adotadas concedam equidade de oportunidades a todos os estudantes, visto que, por meio de dados já produzidos no país é possível conhecer as características do alunado e projetar cenários quanto ao aprendizado decorrente de cada estratégia planejada, visando minimizar os impactos do isolamento social. 

Foi apresentado também um simulador que aponta algumas possibilidades e cenários. Para conhecer, clique aqui.

Confira abaixo a apresentação completa através do YouTube ou acesse o link.

Contato