Notícias

Filtrar notícias:

H&P participa do 1º Seminário COMPOQ

A Herkenhoff & Prates foi convidada a fazer parte da primeira edição do Seminário COMPOQ, evento do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político e Qualidade da Democracia que acontece hoje, dia 6 de setembro, na Faculdade de Direito da UFG, em Goiânia. O objetivo do Seminário é promover o debate e compartilhar experiências sobre dois temas principais: “avaliação de políticas públicas” e “comportamento político no Brasil”. O evento conta com palestras de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, órgãos governamentais e consultorias.

O Diretor Técnico da Herkenhoff & Prates, Guilherme Rodrigues, levou às mesas de conversa algumas das experiências da empresa ao abordar o tema da qualidade e da utilidade em monitoramento e avaliação (M&A). De acordo com diretor, “não existe necessariamente um trade-off entre a qualidade e a utilidade do monitoramento e avaliação, sendo possível maximizar os ganhos nas duas dimensões. Para tanto, é preciso garantir a conexão entre a qualidade técnica e a utilidade das informações que são produzidas. A qualidade técnica está relacionada à confiabilidade e validade dos resultados; a utilidade está vinculada ao engajamento dos atores envolvidos, à comunicação dos resultados e ao tempo de produção e divulgação dos produtos do trabalho de M&A”.

O seminário foi idealizado pelos pesquisadores do COMPOQ Robert Bonifácio, João Botelho, Lucas Okado e Gabriel Bento Madeira.

As palestras ocorreram da seguinte forma:

MESA 1 – De 8h às 12h – Tema: “Avaliação de Políticas Públicas”

  • “Avaliação de políticas no estado de Goiás: Avanços e Desafios” Dr. Guilherme Oliveira (FAPEG)
  • “O índice multidimensional de carência das famílias (IMCF) como ferramenta para o direcionamento, o monitoramento e a avaliação de políticas sociais em Goiás” Dr.Cláudio Nogueira (IMB)
  • “Qualidade e utilidade em monitoramento e avaliação” ME. Guilherme Rodrigues (Herkenhoff & Prates)
  • “O desenvolvimento do campo de avaliação de políticas públicas no Brasil” Dr. Roberto Bonifácio (UFG), Esp. Tancredo Silva (UFG) e Esp. Claudiney Rezende (PGE-GO/UFG)

MESA 2 – De 14h às 17h – Tema: Comportamento Político

  • “Cuando el mecanismo de destitución presidencial se convierte em um voto de desconfianza: Determinantes y consecuencias em los casos de Brasil y Perú” Dr. João Botelho (UFG) e Dr Carlos Santander (UFG)
  • “Fake News no Brasil: Quando e como as correções funcionam?” Dr Fred Batista (University of North Carolina At Charlotte), Drª Nara Pavão (UFPE), Natália Bueno (Emory University) e o Felipe Nunes (UFMG)
  • “The ideological basis of conservativism in latin américa: The brazilian 2018 elections” Dr. Lucio Rennó (UNB)

Contato