Soluções em Sustentabilidade

Monitoramento e Avaliação

Soluções em Sustentabilidade

Políticas Públicas, Programas e Projetos Sociais

Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos

Nosso desafio é contribuir para a realização de negócios economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente responsáveis.

Oferecemos soluções para organizações que queiram integrar a sustentabilidade como visão e estratégia. Desenvolvemos diferentes produtos, serviços e ferramentas para cada projeto, em sinergia com os interesses do cliente.

Temos como princípios norteadores do trabalho a participação dos atores-chave, o enfoque no desenvolvimento de territórios e a articulação entre poder público, setor privado e sociedade civil.

Utilizamos como referência instrumentais próprios e também aqueles elaborados por instituições nacionais e internacionais: Global Reporting Initiative (GRI), Princípios do Equador, Indicadores Ethos de Sustentabilidade, ODM-ODS (ONU), Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE (BM&Fbovespa) e Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Entendemos que um bom projeto é aquele que, além de alcançar resultados positivos, consegue comunicá-los para o seu público de interesse. Por isso, investimos em relacionamento e visibilidade.

PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração)

A Herkenhoff & Prates apoia mineradoras na gestão social em suas áreas de influência visando, dentre outros resultados, o cumprimento do PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração). Recentemente, os planos vêm contemplando simulados de emergência junto às comunidades, abordando riscos e estratégias de emergência em períodos chuvosos (cheias) e para o caso de acidentes. Os serviços prestados nesse contexto podem ser organizados nos seguintes eixos:


Mapeamento de stakeholders
Consiste na identificação dos atores de interesse da organização, no levantamento de informações sobre eles e na sistematização constante dos dados. Tem como propósito identificar quem são, aferir seu posicionamento sobre a organização e seu nível de influência. A metodologia utilizada pela Herkenhoff & Prates está fundamentada na técnica do diagnóstico relacional. As técnicas de coleta consistem, basicamente, em entrevistas com os públicos, presencialmente ou por telefone. As informações levantadas são cadastradas e geridas em ferramenta on-line Gestão do Relacionamento com Stakeholders (SGS), facilitando o acesso e atualizações constantes das informações.

Aproximação, conteúdo e material de apoio
Com base na primeira coleta de dados e sua análise, são indicadas as técnicas de abordagem e aproximação, material de apoio e conteúdo adequados à comunicação com cada comunidade.

Articulação com Defesa Civil e outros órgãos competentes
Apoio à articulação com órgãos competentes e seus representantes para implementação das ações de relacionamento externo para Segurança de Barragens/Plano para Período Chuvoso, estabelecendo diálogos e facilitando processos em todas as instâncias.

Mobilização Simples e Qualificada
Execução das atividades para mobilização dos públicos para os encontros, reuniões, dinâmicas de diálogo coletivo e outras atividades. No caso da mobilização qualificada, o contato é criado, estabelecido e monitorado junto aos stakeholders-chave para que, além de participar desses eventos, possam influenciar positivamente outros moradores.

Reuniões e materiais de comunicação
Elaboração, apoio/mediação e produção dos encontros, reuniões e respectivos conteúdos e materiais adequados às características de cada comunidade. São pensadas dinâmicas e materiais que propiciem o diálogo e a compreensão das informações necessárias.

Registro e arquivo
Registros em ata, fotográficos e em vídeo que possibilitem a materialidade das atividades e o registro do histórico de relacionamento. Os registros são todos organizados na ferramenta on-line de gestão do relacionamento (SGS), ficando associados aos stakeholders e às comunidades/municípios. Esse registro facilita a posterior produção dos relatórios de analíticos e descritivos sobre as atividades.

Estrutura
Apoio para organização da infraestrutura básica para a realização dos encontros, como seleção e organização do local, locação de mobiliários, contratação de lanche, água e afins, sempre que necessário.

Simulados
Mobilização da comunidade e apoio estratégico e operacional para a realização dos Simulados de Emergência, com toda documentação do evento e produção de relatórios relacionados.


SGS

Localizar, organizar e atualizar informações estratégicas dos territórios de abrangência e stakeholders de sua empresa é um problema? Conheça o Sistema de Gerenciamento do Relacionamento Socioinstituicional desenvolvido pela Herkenhoff & Prates.

Por meio de acesso on-line do seu computador, tablet ou celular é possível consultar e atualizar contatos de stakeholders, histórico de relacionamento, lideranças de alta influência, ações e investimento social realizado na comunidade, consultorias envolvidas, fornecedores locais, manifestações, avaliação do relacionamento e tudo o mais que sua organização demandar.

Consulte-nos para uma proposta que atenda à sua demanda.

Plano de Futuro para Cidades Sustentáveis

A construção coletiva de uma cidade sustentável é o objetivo do nosso trabalho. Apoiamos iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor que levem ao engajamento dos cidadãos na reflexão sobre problemas e potenciais da região em que vivem para que formulem e implantem propostas de desenvolvimento local que garantam transformações sociais, culturais, ambientais e econômicas direcionadas à promoção da qualidade de vida de gerações presentes e futuras. Aliamos metodologias das Nações Unidas à experiência de nossa equipe em implantar e monitorar programas envolvendo sociedade civil, poder público e empresas, para garantir intervenções assertivas, de fácil entendimento para os diferentes públicos envolvidos.

Consulte-nos para conhecer nossa metodologia e as experiências em que temos atuado.