Cliente

Norte Energia – Usina Hidrelétrica Belo Monte

Localização

Belo Monte – Pará

/ Gestão de Riscos e Impactos

Desenvolvimento De Tecnologia Para Sensibilização E Identificação De Comunidades No Entorno De Grandes Barragens

O Plano de Ação de Emergência (PAE) é o principal instrumento normativo previsto pela legislação brasileira para redução de riscos e consequências envolvendo barramentos. Entre outras ações, o PAE deve apresentar os agentes a serem notificados em caso de ocorrência de incidentes, o que implica a realização prévia pelo empreendimento de atividades de levantamento cadastral e mapeamento da população residente na Zona de Autossalvamento (ZAS) (Art. 12 da Lei 12.334/2010). Alguns contextos, no entanto, tornam as atividades de cadastramento altamente desafiadoras, em virtude de aspectos logísticos e de resistência das comunidades (já altamente impactadas) às iniciativas dos empreendimentos.

Ao longo de 2019, a H&P apoiou a Norte Energia no desenvolvimento de uma tecnologia própria para sensibilização de 13 comunidades envolvidas na ZAS da UHE Belo Monte e no levantamento de informações sobre as características socioeconômicas da população, bem como sobre tipos de uso e ocupação do solo, além da coleta de dados das edificações, propriedades e benfeitorias. A H&P se orgulha desse trabalho, que apresentou resultados favoráveis para a comunidade, cliente, entidades reguladoras e meio ambiente.

Conhecendo o território

O território do entorno da UHE Belo Monte apresentava desafios logísticos às atividades de mapeamento uma vez que algumas comunidades poderiam ser acessadas apenas por meio de transporte aquático na época do ano em que o projeto seria realizado; e, ainda, desafios de segurança física dos pesquisadores, na medida em que a região apresentava altos índices de violência e relatos de resistência das comunidades ribeirinhas às atividades do empreendimento. A H&P assumiu o desafio de desenvolver uma estratégia para sensibilização das comunidades e para mapeamento das áreas mais remotas e de acesso restrito ao transporte aquático. Para tanto, optou por formar uma equipe de profissionais com conhecimento do território e da cultura local e estabelecer parceria com pessoas residentes nos municípios do entorno. Isso tudo foi possível graças à capacidade de gestão e execução capilarizada da H&P.

Tecnologia de geoprocessamento à serviço da segurança de barragens

Assim que o território e suas particularidades foram identificados, a H&P aplicou uma abordagem de reconhecimento geoespacial do território e desenvolveu uma estratégia de mapeamento para as áreas remotas a partir do aporte de tecnologia de geoprocessamento. Por meio desse processo inovador, foi possível realizar o arrolamento das edificações nas comunidades e, assim, planejar o trabalho de campo. Junto a isso, a H&P desenvolveu, em diálogo permanente com o cliente, uma estratégia de sensibilização da comunidade baseada em diretrizes de abordagem e comunicação empática.

Gerando resultados positivos

A partir dos dados coletados em campo, a equipe da H&P desenvolveu uma solução em Power Bi, possibilitando ao cliente acessar de maneira ágil os dados agregados e conhecer as características da população residente no entorno do empreendimento. 

O desenvolvimento de uma estratégia de sensibilização da comunidade aliada ao aporte de tecnologia de geoprocessamento, foram fundamentais tanto para o engajamento da população nas ações de segurança de barragem, quanto para a realização das atividades de cadastramento necessárias para a operacionalização do PAE.

 

Nos siga nas redes sociais

Veja também

 612Desenvolvimento De Tecnologia Para Sensibilização E Identificação De Comunidades No Entorno De Grandes Barragens

Relacionamento e Diálogo Social nos municípios impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão

Cliente: Fundação Renova

Prestação de serviços de Consultoria Técnica, compreendendo a atuação estratégica e tático-operacional nas ações de Relacionamento e Diálogo Social da Fundação Renova junto a seus públicos de interesse, atendendo à totalidade dos territórios impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão, contemplando, ao todo, 44 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O trabalho vem sendo realizado pela Herkenhoff & Prates desde agosto de 2017 até o atual momento.

leia mais
 606Desenvolvimento De Tecnologia Para Sensibilização E Identificação De Comunidades No Entorno De Grandes Barragens

Promoção Do Diálogo Socioinstitucional Com Comunidades Impactadas Por Emergências Envolvendo Barragens De Rejeitos De Mineração

Cliente: Samarco Mineração

Ao longo de 2021, a H&P apoiou à Samarco na execução e acompanhamento de suas ações de Diálogo Socioinstitucional, bem como na gestão das informações produzidas pelas atividades de relacionamento da empresa com comunidades de 44 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015.

leia mais
 602Desenvolvimento De Tecnologia Para Sensibilização E Identificação De Comunidades No Entorno De Grandes Barragens

Elaboração do Plano de Gestão Social para a Concessionária BR-040 S/A

Cliente: VIA 040

Nosso desafio consistia em realizar o acompanhamento social das ações de  relocação de atividades econômicas, remoção e reassentamento involuntário de populações e indenizações, para adequada execução das obras de duplicação e conservação da BR-040, nos trechos sob Contrato de Concessão da Via 040, abrangendo um total de 35 municípios entre Brasília e Juiz de Fora.

leia mais