Cliente

VIA 040

Localização

BR – 040 - 937 km que ligam Brasília (DF) a Juiz de Fora (MG)

/ Gestão de Riscos e Impactos

Elaboração do Plano de Gestão Social para a Concessionária BR-040 S/A

Desafio

Nosso desafio consistia em realizar o acompanhamento social das ações de  relocação de atividades econômicas, remoção e reassentamento involuntário de populações e indenizações, para adequada execução das obras de duplicação e conservação da BR-040, nos trechos sob Contrato de Concessão da Via 040, abrangendo um total de 35 municípios entre Brasília e Juiz de Fora.

Solução

Com base nas diretrizes legais e em normas e tratados internacionais que estabelecem diretrizes para processos de remoção e realocação de pessoas, identificamos por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa junto às Pessoas Afetadas pelo Projeto (PAPs) às diferentes  necessidades de desapropriação (deslocamentos físicos, econômicos, sociais e culturais) e verificamos o atendimento aos critérios de elegibilidade  para medidas indenizatórias. Além disso, elaboramos o plano de Engajamento e Comunicação e o plano de monitoramento e avaliação das ações de desapropriação das famílias afetadas e adaptação ao novo território de moradia.

Resultados

Identificamos as PAPs de forma a facilitar as ações de indenização e reassentamento e, em seguida, montamos o Escopo da Matriz de Elegibilidade, correlacionando as categorias de pessoas afetadas e alternativas de desapropriação e elaboramos o Plano de Gestão Social completo, fundamentado em normativas nacionais e internacionais e recomendações de atuação. O documento foi reconhecido como o melhor Plano de Gestão Social pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pelo cliente.

 

Nos siga nas redes sociais

Veja também

 612Elaboração do Plano de Gestão Social para a Concessionária BR-040 S/A

Relacionamento e Diálogo Social nos municípios impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão

Cliente: Fundação Renova

Prestação de serviços de Consultoria Técnica, compreendendo a atuação estratégica e tático-operacional nas ações de Relacionamento e Diálogo Social da Fundação Renova junto a seus públicos de interesse, atendendo à totalidade dos territórios impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão, contemplando, ao todo, 44 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O trabalho vem sendo realizado pela Herkenhoff & Prates desde agosto de 2017 até o atual momento.

leia mais
 606Elaboração do Plano de Gestão Social para a Concessionária BR-040 S/A

Promoção Do Diálogo Socioinstitucional Com Comunidades Impactadas Por Emergências Envolvendo Barragens De Rejeitos De Mineração

Cliente: Samarco Mineração

Ao longo de 2021, a H&P apoiou à Samarco na execução e acompanhamento de suas ações de Diálogo Socioinstitucional, bem como na gestão das informações produzidas pelas atividades de relacionamento da empresa com comunidades de 44 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015.

leia mais
 601Elaboração do Plano de Gestão Social para a Concessionária BR-040 S/A

Estudo de Socioeconomia da população afetada pelo empreendimento da Concessionária BR-040

Cliente: VIA 040

O contrato de concessão firmado entre o Governo Federal e a Concessionária Via 040 (Grupo Invepar) prevê, entre outras responsabilidades, a remoção de todas as edificações e benfeitorias existentes na faixa de domínio da BR-040, ao longo dos 937 km que ligam Brasília (DF) a Juiz de Fora (MG). Para orientar os processos de desapropriação, deslocamento, reassentamento e indenização necessários à implantação do empreendimento, era preciso conhecer e entender a situação e as fragilidades de cada família e atividade econômica situadas no local.

leia mais