Cliente

Localização

Pitangui, Santa Bárbara, Itabirito e Caeté - Minas Gerais

/ Consultoria em Esg

Mapeamento de Stakeholders e Análise de Riscos Sociais

A H&P foi contratada para  desenvolver e implementar oSistema de Gestão de Stakeholders (SGS) e Manifestações, bem como realizar a identificação de Riscos Sociais e elaborar  o Plano Estratégico de Relacionamento do cliente. 

Identificando Os Stakeholders

 Com base na lista de stakeholders internos fornecida pelo empreendimento e no trabalho de diálogo e alinhamento permanente da H&P com as equipes internas da empresa, organizou-se inicialmente um ciclo de escuta  com o público interno ,  buscando conhecer o funcionamento das diversas áreas de operação do cliente, entender os desafios e os riscos sociais potenciais e identificar os stakeholders externos, relevantes para manutenção do relacionamento estratégico do empreendimento. O ciclo durou cerca de um mês, e a equipe da H&P foi responsável pelas diferentes atividades desenvolvidas, desde a preparação e envio do convite aos entrevistados, passando pela estruturação do roteiro e a condução das entrevistas, até a análise e sistematização dos dados.

Gerando Resultados Além Do Óbvio

A partir da análise e sistematização dos dados coletados por meio das entrevistas, foi possível realizar a caracterização da área de atuação dos stakeholders internos,  identificar e espacializar riscos sociais, criar um mailing de stakeholders externos e desenvolver o Indicador de Sensibilidade Social das atividades do empreendimento.

Esses resultados permitiram reconhecer as áreas da empresa responsáveis pelas atividades mais sensíveis, além de identificar as localidades mais afetadas pelo empreendimento. Essas informações estão sendo utilizadas para desenvolver e implementar ações de redução da ocorrência de eventos de riscos sociais nos territórios de atuação da empresa 

Além disso, os resultados alcançados possibilitam ao empreendimento estabelecer um diálogo produtivo e intencionado com os diferentes públicos, criando oportunidades de colaboração e evitando conflitos potenciais, além de permitir o gerenciamento do relacionamento com os stakeholders-chave. 

Nos siga nas redes sociais

Veja também

 612Mapeamento de Stakeholders e Análise de Riscos Sociais

Relacionamento e Diálogo Social nos municípios impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão

Cliente: Fundação Renova

Prestação de serviços de Consultoria Técnica, compreendendo a atuação estratégica e tático-operacional nas ações de Relacionamento e Diálogo Social da Fundação Renova junto a seus públicos de interesse, atendendo à totalidade dos territórios impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão, contemplando, ao todo, 44 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O trabalho vem sendo realizado pela Herkenhoff & Prates desde agosto de 2017 até o atual momento.

leia mais
 606Mapeamento de Stakeholders e Análise de Riscos Sociais

Promoção Do Diálogo Socioinstitucional Com Comunidades Impactadas Por Emergências Envolvendo Barragens De Rejeitos De Mineração

Cliente: Samarco Mineração

Ao longo de 2021, a H&P apoiou à Samarco na execução e acompanhamento de suas ações de Diálogo Socioinstitucional, bem como na gestão das informações produzidas pelas atividades de relacionamento da empresa com comunidades de 44 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015.

leia mais
 602Mapeamento de Stakeholders e Análise de Riscos Sociais

Elaboração do Plano de Gestão Social para a Concessionária BR-040 S/A

Cliente: VIA 040

Nosso desafio consistia em realizar o acompanhamento social das ações de  relocação de atividades econômicas, remoção e reassentamento involuntário de populações e indenizações, para adequada execução das obras de duplicação e conservação da BR-040, nos trechos sob Contrato de Concessão da Via 040, abrangendo um total de 35 municípios entre Brasília e Juiz de Fora.

leia mais