Cliente

Unidade Escolar Fundação Roberto Marinho

Localização

Rio de Janeiro - RJ

/ Monitoramento e Avaliação

Pesquisa sobre os alunos egressos da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho (FRM) desenvolve soluções educacionais a partir da identificação de problemas que impactam a aprendizagem e a permanência de crianças e jovens nos sistemas de ensino. Atua em soluções com foco em correção de fluxo e apoio complementar à alunos com defasagem, e na inclusão de jovens no mundo do trabalho.

O Telecurso é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e adotada como política pública, que auxilia alunos que não puderam concluir os níveis de Ensino Fundamental e Médio na idade adequada.

Em 2019, a Fundação Roberto Marinho contratou a H&P para executar a implementação de pesquisa com egressos da escola da FRM. O objetivo da pesquisa era investigar as contribuições do Telecurso para a continuidade dos estudos e a melhoria das condições de trabalho e de vida dos egressos. 

Desafios

O objetivo da pesquisa era investigar as contribuições do Telecurso para a continuidade dos estudos e a melhoria das condições de trabalho e de vida dos egressos. Para atingi-lo, o maior desafio enfrentado foi acessar os estudantes. Os números para contato (telefone fixo e celular) de 49% da população estavam desatualizados, apresentando problemas como: números incorretos, inexistentes, indisponíveis, não mais pertencentes aos egressos, além de números permanentemente ocupados.

Solução

A seguinte pergunta motivou o estudo: qual o papel do Telecurso nas dimensões educacional, ocupacional e financeira da vida dos egressos da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho? Para respondê-la, a empresa utilizou a metodologia de survey, realizando pesquisa quantitativa amostral por telefone com egressos da Unidade escolar da FRM, que concluíram o curso entre 2013 e 2019.  Essa metodologia permite coletar de maneira eficiente uma ampla gama de informações válidas para uma população a partir de um número relativamente pequeno de entrevistas, gerando resultados estatisticamente representativos.

  • Para a execução da pesquisa, a Herkenhoff & Prates construiu um questionário a partir de uma abordagem empática, com seções introdutórias de familiarização dos entrevistados com os pesquisadores. O questionário foi organizado em quatro blocos temáticos: Perfil do respondente: dados demográficos e socioeconômicos do momento de entrada no Telecurso e após a saída do programa.
  • Vida educacional: trajetória escolar antes, durante e após a entrada na Unidade Escolar da FRM.
  • Vida ocupacional: trajetória profissional antes, durante e após a entrada na Unidade Escolar da FRM.
  • Vida financeira: rendimento do trabalho antes, durante e após o ingresso na Unidade Escolar da FRM.
  • Avaliação do Telecurso: percepção dos concluintes sobre a contribuição e impacto do Telecurso nas dimensões escolar, profissional e financeira da vida.

Para a elaboração do questionário, foram consideradas ainda as questões e terminologias da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), visando a validade e comparabilidade entre os dados.

Resultados

Por meio de análises descritivas e comparadas os resultados do survey foram examinados, mostrando que o Telecurso exerce papel importante na vida educacional e ocupacional dos egressos, e que o papel do Programa na vida financeira dos estudantes é indireto, possibilitando o acesso a ocupações do mercado de trabalho para profissionais com Ensino Fundamental e Médio completo.  Além disso, as dificuldades de acesso aos estudantes fomentaram uma série de recomendações à FRM para o fortalecimento de vínculos com a comunidade escolar. Dessa forma, os resultados do estudo contribuirão para o aperfeiçoamento do Telecurso, demonstrando aspectos seus que podem ser potencializados.

 

Nos siga nas redes sociais

Veja também

 612Pesquisa sobre os alunos egressos da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho

Relacionamento e Diálogo Social nos municípios impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão

Cliente: Fundação Renova

Prestação de serviços de Consultoria Técnica, compreendendo a atuação estratégica e tático-operacional nas ações de Relacionamento e Diálogo Social da Fundação Renova junto a seus públicos de interesse, atendendo à totalidade dos territórios impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão, contemplando, ao todo, 44 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O trabalho vem sendo realizado pela Herkenhoff & Prates desde agosto de 2017 até o atual momento.

leia mais
 606Pesquisa sobre os alunos egressos da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho

Promoção Do Diálogo Socioinstitucional Com Comunidades Impactadas Por Emergências Envolvendo Barragens De Rejeitos De Mineração

Cliente: Samarco Mineração

Ao longo de 2021, a H&P apoiou à Samarco na execução e acompanhamento de suas ações de Diálogo Socioinstitucional, bem como na gestão das informações produzidas pelas atividades de relacionamento da empresa com comunidades de 44 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo impactados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015.

leia mais
 602Pesquisa sobre os alunos egressos da Unidade Escolar da Fundação Roberto Marinho

Elaboração do Plano de Gestão Social para a Concessionária BR-040 S/A

Cliente: VIA 040

Nosso desafio consistia em realizar o acompanhamento social das ações de  relocação de atividades econômicas, remoção e reassentamento involuntário de populações e indenizações, para adequada execução das obras de duplicação e conservação da BR-040, nos trechos sob Contrato de Concessão da Via 040, abrangendo um total de 35 municípios entre Brasília e Juiz de Fora.

leia mais