Notícias

Filtrar notícias:

Cidadãos divinopolitanos apresentam Plano de Futuro para uma Divinópolis Sustentável no auditório da sede regional centro-oeste da FIEMG

Nesta  terça-feira, dia 17 de dezembro, a partir das 18h00, será apresentado à população divinopolitana o Plano de Futuro para uma Divinópolis Sustentável, no auditório da sede regional centro-oeste da FIEMG, em Divinópolis/MG. O evento será aberto ao público e contará com a participação de autoridades locais, especialistas em Sustentabilidade e representantes da sociedade civil do município de Divinópolis, que discutirão não só os principais pontos do plano de futuro, como também temas diversos relacionados à responsabilidade socioambiental. A equipe do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais – Herkenhoff & Pratesserá representada por Francisca Prates, Coordenadora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da empresa. Veja a programação em anexo.

A Construção do Plano

O Plano de Futuro para uma Divinópolis Sustentável é fruto da produção coletiva de cidadãos que, motivados pela reflexão sobre os problemas e potenciais da cidade em que vivem, ajudaram a construir uma proposta de desenvolvimento local em que as questões econômicas, sociais, ambientais e culturais estivessem direcionadas à promoção da qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

A construção desse plano foi realizada entre agosto e dezembro 2013, com a participação de representantes dos diferentes segmentos da sociedade – poder público, iniciativa privada e terceiro setor –, e coordenada pelo Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais – Herkenhoff & Prates. Esses atores hoje formam a Rede de Referência Divinópolis Sustentável.

Entre em contato com a rede por meio do e-mail divinopolis.sustentavel@gmail.com.

O projeto de concepção e construção do plano pela Herkenhoff & Prates foi estruturado segundo a inovadora metodologia deInvestigação Apreciativa, que propõe a implementação e o gerenciamento de mudanças por meio da busca das potencialidades de um sistema quando ele está em seu estado mais eficaz e capaz, em termos econômicos, sociais, ecológicos e culturais. A técnica busca usar a identificação de sonhos e de potencialidades como mecanismo para criar novas formas de transformação social. Ela permite explorar, ao máximo, o potencial humano de colaboração.

Ao longo do processo de refinamento dos sonhos e seu correlacionamento com as descobertas feitas, os membros da Rede de referência Divinópolis Sustentável apontaram que os ideais a serem conquistados pelo município giraram em torno de um tema central: a revitalização do Rio Itapecerica.

Durante a elaboração do plano, algumas das linhas de ação desenhadas pelo grupo já saíram do papel, como o levantamento de boas práticas sustentáveis e até mesmo a criação de eventos de diálogo para melhor compreensão da realidade que se deseja mudar. Assim, os integrantes da Rede de Referência se habituaram a elencar e compartilhar, entre si, práticas sustentáveis.

Os responsáveis por cada linha de ação já têm se reunido para estudar as melhores formas de colocá-las em prática. Por exemplo, membros do poder público e da COPASA têm sido contatados para ouvir as dúvidas e questões das pessoas que participam da Rede de Referência.

Conheça o que foi desenvolvido pela Rede de Referência Divinópolis Sustentável e acesse o Plano de Futuro com tudo que foi planejado para a construção de uma cidade mais sustentável e ainda melhor para se viver.

O projeto “Cooperação para uma Cidade mais Sustentável”

A iniciativa de desenvolvimento do plano de futuro de Divinópolis integra o projeto “Cooperação para uma Cidade mais Sustentável do Arranjo Produtivo Local de Fundição de Divinópolis, Itaúna e Cláudio (MG)”, uma das ações previstas no Programa de Apoio à Competitividade de Arranjos Produtivos Locais do Estado de Minas Gerais, financiado pelo Estado de Minas Gerais, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e realizado em parceria com o SEBRAE Minas Gerais, Sistema FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, SESI, SENAI, Instituto Euvaldo Lodi e Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais) e com o Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG).

O Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento de Minas Gerais – Herkenhoff & Prates esteve à frente da coordenação executiva do projeto em todas as suas etapas de formação, planejamento e lançamento.

Assessoria de Comunicação H&P

 Adobe PDFConheça o Plano de Futuro – Divinópolis.

Anexo: Programação

Evento de Apresentação do Plano de Futuro de Divinópolis

Cooperação para uma Cidade mais Sustentável no APL de Fundição de Cláudio, Itaúna e Divinópolis – MG

18h

  •    Recepção
  •    Mostra de Práticas Sustentáveis:
      Árvore do Bem (COPASA), Educação no Trânsito (PRISMINAS), Sala Verde (Secretaria de Educação), FACED Senior, Energia Fotovoltáica (Instituto Ideal), Rio Revitalizado (SOS Rio Itapecerica) e outros.
  •    Lista de adesão para saber mais
  •    Café de boas vindas
  •    Atração: Show Chuá | COPASA

18h25

  •    Entrada no Auditório | Entrega formulários de avaliação

18h30

  •    Abertura do evento: Sr. Antônio

18h40

  •    Apresentação do Projeto: Natália Menhem

18h50

  •    Palestra Sustentabilidade: Francisca Prates

19h10

  •    Apresentação Plano e Plataforma: 3 integrantes do grupo

19h50

  •    Abertura para perguntas

20h00

  •    Encerramento
  •    Lista de adesão para saber mais

Contato