Notícias

Filtrar notícias:

Conferência Ethos 360 aborda temas relevantes para o desenvolvimento sustentável de territórios

Na última quinta-feira, 16 de junho, a Herkenhoff & Prates marcou presença na Conferência Ethos 360, edição Rio de Janeiro. Assim como nas edições anteriores, a Conferência trouxe discussões de relevância, abordando temas atuais e relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – que compõem a agenda global de desenvolvimento. Para nós, estar nesse encontro foi uma oportunidade de aprendizado e reflexão, onde pudemos realizar conexões entre nossas práticas e as discussões mais atuais.

A mesa: Rio pós-jogos: cidade sustentável?  Foi uma das mais interessantes para nós. A conversa explicitou questionamentos a partir da experiência da cidade do Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos. Como tornar a cidade mais inclusiva? Como possibilitar que ela tenha maior mobilidade e urbanidade? Como implementar efetivamente uma cultura de projeto e planejamento? Foram algumas das reflexões trazidas pelos participantes.

Representando o  Instituto de Arquitetos do Brasil, Pedro da Luz apontou como as pessoas podem se beneficiar do encontro com o diferente, sendo esse o próprio sentido da cidade, e não criando guetos para ricos e pobres. Já Henrique Silveira (Casa Fluminense) apontou a importância de promover a inclusão social e produtiva da juventude. Esse ponto de vista foi corroborado por Danielle Francisco (Terreiro de Ideias) que evidencia a importância de se pensar a participação, especialmente dos jovens – de diversas idades – por meio dos coletivos, movimentos e grupos atuantes por toda a cidade, em especial nas áreas consideradas periféricas. Estimular a “economia da abundância, não da escassez”, sintetiza sua perspectiva, que nos parece muito relevante para promover o desenvolvimento sustentável de municípios.

Esses pontos nos fizeram refletir não apenas sobre o Rio de Janeiro, mas também sobre os projetos que temos desenvolvido na área de sustentabilidade, em parceria com a iniciativa privada e o poder público. A participação, a visão sistêmica sobre a cidade, o envolvimento de jovens cidadãos, são alguns dos princípios que a Herkenhoff & Prates valoriza e busca aplicar nos projetos que desenvolve.

Contato