Notícias

Filtrar notícias:

Gestão de Riscos Sociais no PAEBM é tema de palestra da Herkenhoff e Prates na EXPOSIBRAM

No dia 24/11, às 13h20, a equipe da Herkenhoff & Prates vai ministrar uma palestra técnica em mais uma edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020, a EXPOSIBRAM. Devido à pandemia, o evento será realizado de 24 a 26 de novembro, a partir de Belém (PA), totalmente online.

O diretor técnico da Herkenhoff & Prates, Guilherme Rodrigues, juntamente com a cientista social Clarice Mendonça e o engenheiro de minas Wagner Araújo Nascimento, vão unir seus conhecimentos e experiência prática para ministrar palestra sobre Gestão de Riscos Sociais no PAEBM.

Com foco voltado para Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração – PAEBM, o objetivo da apresentação é problematizar aspectos do PAEBM que nem sempre são tratados com a devida centralidade pelos empreendimentos, demonstrando o quanto a gestão dos riscos sociais representa ganhos técnicos e operacionais.

Segundo Clarice Mendonça, os riscos sociais para um empreendimento surgem quando ações ou comportamentos da população do seu entorno resultam em incertezas e problemas para os propósitos da empresa. “Em nossa palestra vamos explorar os riscos sociais mais comuns associados a esse instrumento, apresentando alternativas de soluções e boas práticas com base em nossas vivências e estudos”, explica.

As inscrições para participar da feira internacional de negócios, do Congresso Brasileiro de Mineração são gratuitas e podem ser através do link: https://bit.ly/HepExposibram

Confira os horários de funcionamento da Feira de Exposições e Negócios e do Congresso

24 de novembro

Feira – 14h às 19h

Congresso – Abertura 16h às 19h

Show Cultural – Canta Pará – 20h às 22h

Palestra Gestão de Riscos Sociais no PAEBM – 13h20, na Arena Mineração

Inscreva-se aqui.

25 de novembro

Congresso e Feira de 9h às 19h

Ciência em show – 19h30 às 20h30

26 de novembro

Congresso e Feira de 9h às 19h

Confira aqui a programação completa.

Guilherme Rodrigues | Herkenhoff & Prates

Cientista Político; Diretor Técnico e Mestre em Ciência Política 

Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É diretor técnico da Herkenhoff & Prates. Atua na coordenação de projetos nas áreas social, educacional e sustentabilidade, com sólida experiência em projetos e iniciativas socioambientais. Atualmente, é coordenador técnico dos serviços prestados pela H&P, desde novembro de 2015, para a reparação da população impactada pelo rompimento da Barragem de Fundão, em todo o trecho impactado pelo evento (35 municípios mineiros e 9 municípios capixabas), cujo escopo inclui a execução do Diálogo Social e o relacionamento com comunidades e atores institucionais. Coordenou o trabalho de Diálogo Social para viabilização do Licenciamento Ambiental da Cava da Minas de Alegria Sul, entre agosto e dezembro de 2016. Também exerceu a coordenação geral das atividades da H&P no Programa de Educação Ambiental realizado pela SAMARCO Mineração S.A. nos municípios de Muniz Freire, Anchieta e Guarapari, no Espírito Santo. Foi coordenador de Monitoramento e Avaliação de projetos com o governo de Minas Gerais e São Paulo, durante cinco anos. Também realizou estudos sobre povos tradicionais (inclusive com quilombolas) no Espírito Santo (estudo do componente quilombola de impacto ambiental na CRQ de Degredo, em Linhares/ES) e na região do Vale de Jequitinhonha, em Minas Gerais, dentre outras pesquisas sociais relevantes. Tem larga experiência com estudos socioeconômicos e estratégias de relacionamento com comunidades. 

Wagner Araújo Nascimento | Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Engenheiro de Minas

Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FACAM, e pós-graduado em Master Engenharia em Geotecnia pela PUC/MG. Possui experiência em atividades do Setor de Rochas Ornamentais e de Segurança de Barragens – Aspectos Técnicos e Legais. Atuou como Responsável Técnico na Companhia Brasileira de Projetos Industriais (COBRAPI), Fortaleza Mineração e Altivo Pedras Ltda. Foi professor dos cursos de Segurança de Barragens, do presencial e online de Plano de Segurança de Barragens e Plano de Ações Emergenciais, professor do curso presencial e online de Processo Administrativo Minerário e Projetos Técnicos da Mineração, do Desmonte e Operações Mineiras e de Licenciamento Ambiental para a Mineração: Da Pesquisa ao Fechamento de Mina. Professor do curso de Pós Graduação em Direito Minerário, na disciplina – Processo Administrativo Minerário – PUC/MG.

Clarice Mendonça | Herkenhoff & Prates

Cientista Social e Mestra em Ciência Política

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenou trabalhos recentes prestados pela Herkenhoff & Prates à Tetra Tech e Vale SA. para cadastramento da população de municípios sob influência de barragens, em Minas Gerais e no Pará. Nos últimos anos, especializou-se em planos de relacionamento e cadastro de população para PAEBM. É consultora em pesquisa e diagnóstico social, projetos de monitoramento e avaliação, responsabilidade social e sustentabilidade, desempenhando funções de elaboração e análise de pesquisas e indicadores sociais, produção de publicações técnicas, elaboração e execução de projetos para intervenção social, com experiência em atendimento aos três setores. Especialista em comportamento político, com experiência em pesquisa quantitativa e qualitativa na área das ciências sociais, gestão pública, administração, comunicação. Como consultora em comunicação empresarial, trabalhou junto a organizações de grande a pequeno porte, públicas e privadas, desenvolvendo projetos de pesquisa, diagnóstico, planejamento e execução de ações de comunicação, nas áreas do jornalismo, da publicidade e das relações públicas. É entusiasta dos saberes em gestão organizacional, desenvolvendo competências em planejamento estratégico, inovação e marketing. Ministra cursos e palestras sobre gestão de impactos sociais e comunicação de resultados. Sua dissertação de mestrado recebeu o título de melhor dissertação da Ciência Política em 2014, pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Para mais informações envie um e-mail para mkt@hpconsultores.com.br

Contato