Notícias

Filtrar notícias:

Herkenhoff & Prates realiza a 3ª edição dos Diálogos Transversais em formato inédito

Em continuidade ao projeto “Diálogos Transversais”, iniciado em 2015, a Herkenhoff & Prates promoveu, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, a terceira edição do evento, no dia 7 de junho. A iniciativa integrou a lista de encontros descentralizados da Semana de la Evaluación en America Latina y el Caribe, do CLEAR Latin America, que contou com a participação de outros cinco estados brasileiros.

Mais do que reunir os convidados para debater os temas relacionados a Monitoramento e Avaliação (M&A), o encontro proporcionou um autêntico intercâmbio de conhecimentos e experiências na área. A escolha da metodologia World Café, formato horizontal que prevê a participação ativa dos convidados, foi um dos destaques da noite. “Essa alternativa nos pareceu muito adequada para intensificar a troca entre os participantes de diversas esferas de atuação e garantir o protagonismo de todos, diferentemente dos formatos tradicionais de palestras e seminários”, explica Cristina Margoto, sócia-diretora da Herkenhoff & Prates. Nesse sentido, a escolha de um ambiente aberto e descontraído – o coworking Guaja Casa – também contribuiu para o objetivo.

O evento teve a participação de cerca de 60 pessoas e foi constituído por três rodadas de conversa conduzidas por seis anfitriões que contribuíram para os debates de seis grupos. Com a presença de representantes dos setores públicos e privados, da academia e da sociedade civil, a dinâmica permitiu aos participantes ter contato com experiências diversas, enriquecendo, assim, a troca de conhecimentos. Integraram a lista de anfitriões André Reis (PBH), Breynner Oliveira (Ufop), Bruno Carazza (blog Leis e Números), Clarice Mendonça (Herkenhoff & Prates), Flávia Soares (Vale) e Wesley de Oliveira (Governo do Estado de Minas Gerais).

A consultora Clarice Mendonça apresentou para os convidados o processo de construção de um índice customizado para o contexto de remoção e reassentamento e um método de monitoramento contínuo de famílias afetadas por empreendimentos. Ela destacou a importância do evento no contexto de dar visibilidade às experiências significativas realizadas em Minas Gerais: “Temos um grande objetivo de contribuir para o conhecimento sobre M&A e estabelecer uma rede de iniciativas regionais”.

Fortalecimento de iniciativas

De acordo com a diretora da Rede Brasilera de Monitoramento e Avaliação (RBMA) e consultora da Herkenhoff & Prates, Carolina Imura, o fortalecimento desses laços entre os diversos setores é essencial. “Como o M&A é algo relativamente recente no Brasil, as iniciativas ainda estão isoladas. É preciso vocalizar essas ações e este foi um excelente pretexto para iniciar a realização de eventos descentralizados no Brasil”, destacou.

O evento foi finalizado com a consolidação de pontos de síntese dos debates, a partir de propostas levantadas pelos convidados, para a melhoria dos processos de M&A. O conteúdo contempla cerca de 30 tópicos e será apresentado no mês de outubro, em Fortaleza, durante o Seminário Nacional da RBMA.

Acompanhe as próximas iniciativas da Herkenhoff & Prates e participe!

Contato