Notícias

Filtrar notícias:

LIVE – CONFORMIDADE E OPERACIONALIDADE DO PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA DE BARRAGENS

A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou em 29 de janeiro de 2021 a Resolução nº 56 que retifica algumas das diretrizes anteriormente estabelecidas para a Avaliação de Conformidade e Operacionalidade do PAEBM-ACO. A nova Resolução altera dispositivos da Resolução nº 51 de 24 de dezembro de 2020, em função da pandemia do COVID-19 e para que não houvesse prejuízo na execução de atividades com envolvimento de públicos, como os treinamentos internos, seminários orientativos e simulados. A data em que a obrigatoriedade do ACO passa a vigorar passa a ser no dia 1º de julho de 2021.   

Com intuito de esclarecer dúvidas sobre o ACO-PAEBM e a geração de Relatório a ser postada entre os dias 01 a 30/06 de cada ano, o Instituto Minere irá realizar no dia 06/05, 20h, a Live Conformidade e Operacionalidade do Plano de Ação de Emergência em Barragens. Nossa consultora, Clarice Mendonça, e nosso parceiro, Wagner Nascimento, foram convidados a palestrar no canal da Instituto Minere. Confira: 

Live – Conformidade e Operacionalidade do Plano de Ação de Emergência em Barragens 

Data: 06/05/2021 

Horário: 20h 

Link: http://bit.ly/LivePAEBM

Conheça os profissionais: 

Clarice Mendonça | Herkenhoff & Prates 

Cientista Social e Mestra em Ciência Política 

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenou trabalhos recentes prestados pela Herkenhoff & Prates à Tetra Tech e Vale SA. para cadastramento da população de municípios sob influência de barragens, em Minas Gerais e no Pará. Nos últimos anos, especializou-se em planos de relacionamento e cadastro de população para PAEBM. É consultora em pesquisa e diagnóstico social, projetos de monitoramento e avaliação, responsabilidade social e sustentabilidade, desempenhando funções de elaboração e análise de pesquisas e indicadores sociais, produção de publicações técnicas, elaboração e execução de projetos para intervenção social, com experiência em atendimento aos três setores. Especialista em comportamento político, com experiência em pesquisa quantitativa e qualitativa na área das ciências sociais, gestão pública, administração, comunicação. Como consultora em comunicação empresarial, trabalhou junto a organizações de grande a pequeno porte, públicas e privadas, desenvolvendo projetos de pesquisa, diagnóstico, planejamento e execução de ações de comunicação, nas áreas do jornalismo, da publicidade e das relações públicas. É entusiasta dos saberes em gestão organizacional, desenvolvendo competências em planejamento estratégico, inovação e marketing. Ministra cursos e palestras sobre gestão de impactos sociais e comunicação de resultados. Sua dissertação de mestrado recebeu o título de melhor dissertação da Ciência Política em 2014, pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 

Wagner Araújo Nascimento | Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) 

Engenheiro de Minas 

Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FACAM, e pós-graduado em Master Engenharia em Geotecnia pela PUC/MG. Possui experiência em atividades do Setor de Rochas Ornamentais e de Segurança de Barragens – Aspectos Técnicos e Legais. Atuou como Responsável Técnico na Companhia Brasileira de Projetos Industriais (COBRAPI), Fortaleza Mineração e Altivo Pedras Ltda. Foi professor dos cursos de Segurança de Barragens, do presencial e online de Plano de Segurança de Barragens e Plano de Ações Emergenciais, professor do curso presencial e online de Processo Administrativo Minerário e Projetos Técnicos da Mineração, do Desmonte e Operações Mineiras e de Licenciamento Ambiental para a Mineração: Da Pesquisa ao Fechamento de Mina. Professor do curso de Pós Graduação em Direito Minerário, na disciplina – Processo Administrativo Minerário – PUC/MG. 

Adolfo Tribst Corrêa | Herkenhoff & Prates 

Professor de modelagem hidráulica e PAE 

Formado em Engenharia Hídrica pela UNIFEI com mais de 8 anos de experiência de consultoria em projetos de engenharia relacionados a hidrologia, hidráulica e recursos hídricos. Especialista em Recursos Hídricos, Modelagem Hidráulica e Planos de Ação de Emergência de Barragens. MBA em Gestão Empresarial. Atua em projetos na área de mineração, energia e saneamento com ótimos resultados em Modelagem Numérica, Hidráulica, Engenharia Fluvial, Hidrologia, Estudos de Inundação, Estudos de Ruptura Hipotética de Barragens com escoamento hidrodinâmico e hiperconcentrado (mudflow). 

Contato