Notícias

Filtrar notícias:

Patrimônio imaterial e políticas públicas no Brasil: consultora H&P participa de livro.

Bianca Pataro, historiadora e antropóloga, nossa consultora no Núcleo Socioambiental, recentemente teve participação no livro “Patrimônio imaterial e políticas públicas no Brasil” celebrando os 20 anos do Decreto 3551  que atribui proteção ao patrimônio cultural imaterial no país.  

O livro traz a trajetória da política pública sobre o patrimônio imaterial, os desafios dessa política, seus desdobramentos e diversas temáticas do Decreto 3551. Conta com a participação de diversos autores que já possuem uma trajetória de longo prazo nesta temática, como Inês Virgínia Soares, Yussef Campos Raul Lanari e Maria Cecília Fonseca. Saiba mais sobre os autores aqui. 

Bianca atua com Políticas Públicas de cultura e patrimônio  há mais de 15 anos, o que resultou no capítulo “Instrumentos nas mãos do santo: a celebração da Cavalhada de Brumal e os valores envolvidos em seu registro” que descreve uma etnografia desenvolvida em Brumal no munícipio de Santa Barbara sobre a Cavalhada, os valores que foram atribuídos nos processos de patrimonialização e os valores extraoficiais dentro dessa comunidade.  Sua carreira literária é de longa data e seu primeiro livro foi publicado em 2017 “Alma de Purpurina” onde escreveu diversos poemas contemporâneos. A autora possui mais dois livros publicados, além de poemas avulsos em revistas brasileiras de poesia que pode ser encontrado aqui.  

A historiadora e antropóloga já está com projetos similares encaminhados e novas publicações que sairão em breve e contam com a participação de alguns consultores da H&P. 

Contato