Notícias

Filtrar notícias:

Oficinas promovem reflexão sobre os desafios do desenvolvimento sustentável em municípios do Mato Grosso

Nos últimos meses, temos trabalhado em parceria com a Fundação André e Lucia Maggi no desenvolvimento do Projeto Potencializa, nos municípios mato-grossenses de Querência e Lucas do Rio Verde. O projeto tem como objetivo o fomento e suporte à organização de redes intersetoriais e à elaboração e implantação de agenda de desenvolvimento sustentável em cada município.

Com duração prevista de dois anos (2016-2017), o Potencializa é fundamentado na metodologia da Investigação Apreciativa, técnica utilizada para identificação das possibilidades de atuação, engajamento dos atores e realização de ações em prol do desenvolvimento a partir das potencialidades e ofertas de recursos disponíveis nos territórios. São quatro fases – Descoberta, Sonho, Planejamento e Destino, que estão sendo desenvolvidas por meio de atividades mensais com os grupos de trabalho de cada município, além de ações contínuas, conduzidas por uma equipe local. O primeiro ano será basicamente voltado à formação da rede e construção da agenda. O segundo ano será de acompanhamento à implantação da agenda.

A primeira fase do projeto (Descoberta) teve início em março e encerrou-se neste mês de julho, com a realização de oficinas nos dois municípios para discutir os desafios do desenvolvimento sustentável. Os encontros reuniram representantes de instituições da sociedade civil e poder público locais e representaram um importante passo para a construção da Agenda de Desenvolvimento Sustentável.

O projeto passa agora para a etapa do Sonho, que vai até outubro, quando os grupos construirão a visão da rede e avançarão para a elaboração da agenda. Em breve postaremos novidades deste trabalho, que está vinculado à área de Soluções em Sustentabilidade da Herkenhoff & Prates.

Contato