Notícias

Filtrar notícias:

SAFF Engenharia publica artigo sobre Dam Break e a exigência da validação dos mapas de inundação

Nossos parceiros da SAFF Engenharia publicaram em seu site um artigo sobre a exigência da validação dos mapas de inundação gerados pelos estudos de ruptura hipotética de barragens, comumente chamados de Dam Break.  

Saiba mais sobre a parceria da SAFF Engenharia com a Herkenhoff & Prates 

O Dam Break pode ser definido como um estudo hipotético de ruptura caracterizado pela liberação repentina, rápida e descontrolada de água e/ou rejeitos represados em uma barragem. Por sua vez, a exigência de validação dos mapas de inundação em consonância com os parâmetros estabelecidos no art. 6º da Portaria nº 70.389/2017 da Agência Nacional de Mineração (ANM), servem para definir as áreas potencialmente atingidas e assim definir a abrangência do PAEBM-ACO, conforme já noticiado aqui.   

O artigo publicado por Hugo Rocha, sócio diretor da SAFF Engenharia, detalha a importância e o porquê da validação dos estudos de ruptura e chama atenção para os principais pontos de caracterização de bacias hidrográficas, levantamentos precisos e definição das áreas vulneráveis, simulados, análises de ensaios de campo e laboratório, dentre outros temas que exigirão bastante das empresas de consultoria que prestarão esse tipo de serviço. 

Leia aqui o artigo completo no site da SAFF e conheça mais sobre a empresa. 

Contato